Dep. de Eng. Mecânica >> ENADE


Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A aplicação do Enade ocorre de três em três anos para cada área do conhecimento.

Realizar o ENADE é importante, pois, além de propiciar prestígio acadêmico, pode ser decisivo na disputa por uma vaga no mercado de trabalho, permite comparar o desempenho individual com o de milhares de colegas, bem como o do curso realizado com os outros da área no Estado, na Região e no País. Também poderá ser um diferencial importante para o ingresso em um curso de pós-graduação. Além disso, é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação.

Ao realizar a prova, você estará representando não apenas você, mas o seu curso, os seus colegas e a UERJ. A nota média dos alunos da engenharia mecânica UERJ no ENADE é utilizado para medir a qualidade do curso, assim o ENADE é o momento de você agradecer a UERJ, que proporcionou a você um ensino superior de qualidade totalmente gratuíto, realizando a prova com responsabilidade e comprometimento.

Para estudar para o Enade é recomendado que você faça as provas antigas, pois assim você pode revisar os conteúdos e se preparar com tranquilidade. Caso encontre dificuldade em algum tópico específico, não hesite em procurar um professor da área para tirar as suas dúvidas.

Clique aqui para baixar as provas antigas (Anos 2005, 2008, 2011, 2014, 2017)