Dep. de Eng. Mecânica >> O curso


Graduação em engenharia mecânica

O Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro forma graduados em nível superior pleno da engenharia mecânica. O curso visa formar um engenheiro abrangente, que possua forte embasamento científico para enfrentar com competência os desafios em qualquer âmbito da Engenharia Mecânica.

O curso de Engenharia Mecânica obedece ao regime de créditos, oferecendo 60 vagas anuais, repartidas igualmente em dois semestres letivos.

Engenharia Mecânica é o curso certo para você?

A engenharia pode ser uma carreira realmente versátil e divertida, mas chegar lá leva tempo e o estudo pode ser muito exigente. Você precisa ter um forte desejo de ser um engenheiro para aproveitar ao máximo sua jornada. Mas como você sabe se ser um engenheiro é realmente ideal para você? E como você sabe se Engenharia Mecânica é o curso certo?

Inicialmente faça a si mesmo estas perguntas:

Trabalhar como Engenheiro Mecânico envolve fazer parte de uma equipe, com engenheiros de outros campos como engenheiros elétricos ou químicos. Portanto, é importante ser bom no trabalho em equipe.

Você precisará ter boas habilidades de comunicação (escrita e oral) para garantir que você possa transmitir sua mensagem de forma clara.

Se você se encaixa na maioria dos itens acima, então é bem possível que a Engenharia Mecânica possa ser o curso certo para o seu perfil.

Objetivos gerais

Proporcionar ao futuro egresso/profissional uma formação que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando-o a atuar de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, observando a legislação, a segurança e a ética.

Objetivos específicos

Formar engenheiros com capacidade de exercer as atividades inerentes a sua formação e capazes de desenvolver e ampliar:

O engenheiro

O campo de atuação do engenheiro mecânico é vasto, exercendo atividades nas áreas de supervisão, coordenação e orientação técnica; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo de viabilidade técnico-econômica; assistência, assessoria e consultoria; padronização, mensuração e controle de qualidade; operação e manutenção de equipamentos e instalações; produção técnica especializada. Todas estas atividades se referem a processos mecânicos, máquinas em geral, instalações industriais e mecânicas, equipamentos mecânicos e eletro-mecânicos, veículos automotores, sistemas de produção e de utilização do calor, sistemas de refrigeração e de ar-condicionado, seus serviços afins e correlatos.

Concepção do curso

A estrutura curricular do curso de Engenharia Mecânica do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da UERJ orienta-se pela legislação do MEC e pela regulamentação do exercício da profissão de Engenheiro Mecânico estabelecida pelo Sistema CREA/CONFEA, em vigor à época de sua concepção.

A grade curricular totaliza 4.440 horas, distribuídas em 66 disciplinas (num total 241 créditos), dentre as quais estão incluídas práticas laboratoriais em complementação à base teórica. Estão incluídos também Estágio Supervisionado e Projeto de Graduação (trabalho de fim de curso) como atividade de síntese e integração do conhecimento científico, tecnológico e instrumental. Ainda, como atividades acadêmicas complementares facultativas incluem-se Estágio Interno, Monitoria e Iniciação Científica; Cursos, Eventos, Palestras e Visitas Técnicas ocasionais como atividades direcionadas a proporcionar uma melhor percepção do que é a Engenharia, como se encontra o setor no Brasil e quais são as áreas de atuação e as atividades desenvolvidas pelos engenheiros mecânicos.

O curso é programado para durar 10 semestres (5 anos) conforme é mostrado no fluxograma de disciplinas. O ciclo básico (4 primeiros semestres) é formado por máterias básicas comuns a todos os cursos de engenharia. Durante esse periódo, o aluno tem a oportunidade de assistir as disciplinas em conjunto com os alunos das outras engenharias e isso permite troca de experiências e uma maior integração entre os cursos. No ciclo profissional (5° ao 10° período) o aluno estuda as matérias específicas das áreas de conhecimento de engenharia mecânica.